A presidenta estadual do PT em Goiás e deputada federal Delegada Adriana Accorsi anunciou que o Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) avançou nas discussões sobre as eleições de 2026, nesta terça-feira (30/12). “Fizemos um encontro excelente, que nos deixou muito animados”, afirmou.
Seis lideranças políticas se colocaram à disposição para disputar o governo estadual pela chapa progressista. São eles o professor e vereador Edward Madureira (PT-GO), o advogado Valério Luiz (PT-GO), o presidente do Partido Cidadania, Iure Castro, o superintendente do Iphan-GO, Gilvane Felipe (sem partido), o professor Jerônimo, que foi candidato a vice-prefeito na chapa de Adriana Accorsi, em 2024, e o ex-governador José Éliton (sem partido).
Os pré-candidatos serão apreciados tanto pelo PT como pelos demais partidos. De acordo com Adriana, o GTE, que conta com representantes de todas as correntes internas da agremiação, decidiu anunciar a chapa até o fim de janeiro.
Até o momento, já estão alinhados a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) e Partido Cidadania. Segundo Adriana Accorsi, diálogos continuam para incluir Rede, PSOL, PDT e PSB, que também poderão apresentar nomes para composição.
“Também conseguimos avançar na formação da chapa proporcional da federação, que está praticamente completa”, afirmou. Após fechar a lista dos pré-candidatos, a tarefa será verificar se estão contempladas todas as regiões, os movimentos sociais, o número de mulheres candidatas, entre outros critérios que o regimento impõe.